quinta-feira, 29 de abril de 2010

CHÁ COM HISTÓRIAS - ERVAS DE CHEIRO

A nossa colecção das Ervas de Cheiro soma e segue. Às nossas histórias "Chá de paciência e hortelã",  "O signo da alfazema" e "A velha carqueja", junta-se agora "Doce morte a da urze", uma história que fala, acima de tudo, de uma certa ideia de destino. Para ler e saborear acompanhada do sabor da urze.
E não se esqueça que, lá mais para a frente, por alturas do Natal, poderá saborear estes títulos, juntamente com as novas histórias que irão saindo ao longo do ano, numa caixa que servirá para renovar o stock de Chá com Histórias daqueles para quem a colecção das Janelas já não é novidade.

ESCRITA(S) EM DIA FALHA O CACHAROLETE DE ABRIL

Tínhamos prometido que estaríamos presentes no Cacharolete de Contos de Abril mas este mês, excepcionalmente, o Cacharolete realiza-se no dia 29 de Abril e não na última sexta-feira do mês, como é hábito, pelo que não nos será possível comparecer. No entanto, desejamos a todos um serão divertido na companhia dos Contabandistas.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

A RECEITA DA MÃE - UM LIVRO DE RECEITAS CHEIO DE SEGREDOS

E eis que chega o Dia da Mãe!
Em 2010, decidimos prestar uma homenagem justa à sabedoria culinária (e não só!) das mães.
O que lhe propomos é um conjunto de quatro doces caseiros feitos pelo Bicho (de quem já aqui lhe temos falado), acompanhado de um livro que tem a particularidade de ser uma história, mas também uma selecção de fabulosas receitas com as quais pode confeccionar uma deliciosa refeição, usando os doces que se junta ao presente.
Segundo a perspectiva de cada um, este é um livro de histórias com receitas ou um livro de receitas em que se entrelaça a trama familiar.
Os doces que temos para lhe oferecer a si e/ou à sua mãe são:

  • Doce de feijão branco com baunilha

  • Doce de cenoura com canela

  • Doce de framboesa, e

  • Doce de xerovia com gengibre
Como vê, uma rigorosa selecção de sabores totalmente originais e até algo inesperados. Na sede da Escrita(s) em dia, já provámos todos eles e podemos garantir que são mesmo uma delícia e que não conhecemos mãe ou filho capaz de lhes resistir.
Se a prenda do Dia da Mãe é uma dor de cabeça que se repete todos os anos, em 2010, poupe nos comprimidos e deixe essa preocupação connosco! Já sabe que basta contactar-nos através do escritasemdia.carla@gmail.com ou pelo telefone 961555794 e fazer a sua encomenda. Os pormenores da entrega combinam-se na altura e o presente chega às suas mãos, como de costume, embrulhadinho e pronto a entregar.
No Dia da Mãe, dado o peso e a fragilidade dos frasquinhos de doce, inovámos na embalagem e usámos tubos de cartão em vez das tradicionais caixinhas. Os presentes - com um preço de €15 - estarão disponíveis para entrega a partir de segunda-feira, dia 26 de Abril.
Ficamos, então, à espera do seu contacto... Não deixe a sua mãe com um amargo de boca.  Faça-lhe a justiça que ela merece com esta saborosa prenda em que os doces se aliam aos salgados para nos dar a provar o famoso sabor agridoce da vida.
Tenha um FELIZ DIA DA MÃE


quarta-feira, 21 de abril de 2010

IDEIAS para TODOS - BEBER DO 25 DE ABRIL

Bem... E está aí, não tarda nada, mais uma das datas em que a Escrita(s) em dia gosta de lançar uma das suas IDEIAS paraTODOS.
E se o ano passado enfrascámos as flores de Abril (no sentido em que as metemos dentro de frascos) e lhes juntámos os poetas, este ano, decidimos não dizer mesmo nada. A fazer fé no que por aí se diz, uma imagem vale mais que cem palavras, por isso, este ano, calámo-nos bem caladinhos e o que lhe trazemos são as imagens dos murais que pelo país inteiro se pintaram durante e no rescaldo da festa dos cravos.
Independentemente de se concordar ou não com os motivos, as estratégias e os resultados da nossa revolução pacífica, a verdade é que estas imagens fazem hoje parte do nosso património histórico.
Aqui na Escrita(s) em dia, tivemos a ideia e pusemo-nos à procura. Bendita Internet porque foi através dela que encontrámos o precioso espólio do Centro de Documentação do 25 de Abril da Universidade de Coimbra (acessível online em http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=HomePage) que, além de outras pérolas da nossa memória colectiva, disponibiliza também um faustoso e bem organizado arquivo dos murais da revolução.
Encontradas as fontes, foi só fazer copy/paste, compor, imprimir e pôr a ideia em prática.
No próximo dia 25, quando se preparar para receber em casa a família ou os amigos na visita domingueira, surpreenda tudo e todos e junte aos refrescos primaveris umas palhinhas muito especiais, decoradas precisamente com as imagens que fazem parte do retrato deste país no pós-revolução.
Para lhe facilitar a vida, reunimos sete imagens entre as nossas preferidas e preparámos um documento pdf que, aí em casa  - querendo - só tem de imprimir, recortar, furar e dobrar. As palhinhas, claro, ficam por sua conta, uma vez que, por enquanto e apesar de todas as inovações tecnológicas do nosso tempo, ainda não viajam por e-mail nem por download.
(Em princípio,amanhã, o dito pdf estará já disponível aqui no nosso blogue).
Se for um dos aficcionados de Abril e quiser levar mais longe as comemorações, visite o Centro de Documentação do 25 de Abril (no endereço em cima), onde pode encontrar quase tudo o que diz respeito aos tempos da revolução: textos, documentos históricos, fotografias e até versões simplificadas dos acontecimentos para os mais pequenos. E se lá for, não deixe de explorar o arquivo de som onde poderá inclusivamente voltar a ouvir um excerto da senha da revolução, tal como foi difundida no histórico dia 25 ou a voz de Salgueiro Maia ordenando que se abra fogo sobre o quartel do Carmo. Uma verdadeira visita ao passado! Com  requintes de primeira classe porque, a juntar a tudo isto, pode encontrar também banda sonora a condizer com a data. O acervo de "cantautores" da revolução, com muitas das suas canções disponíveis para ouvir, é uma autêntica selecção de luxo. Para além dos grandes vultos, inclui nomes hoje quase esquecidos como Francisco Fanhais ou Luís Cília.
Mas, mesmo não sendo um adepto fervoroso do 25 de Abril, no próximo domingo, aproveite pelo menos o pretexto para reunir os amigos, dar dois dedos de conversa e beber uns copos (ainda que não queira usar as nossas palhinhas). É que, em tempos como os que correm, estamos em crer que o que "faz falta é" mesmo "animar a malta!".
Desejamos-lhe um óptimo domingo! 

segunda-feira, 19 de abril de 2010

MAGIAS PARA O DIA DA MÃE - UM DESAFIO EM GRANDE!

Partimos de férias com uma encomenda em mãos e regressámos com a solução. 
Desengane-se quem pensava que tudo na Escrita(s) em dia era em ponto pequeno.
Desta vez, lançaram-nos um GRANDE desafio e o resultado foi ainda MAIOR
Trata-se de um texto original da Escrita(s) em dia que desde sexta-feira passada e até ao próximo dia 2 de Maio decora a montra do Cabeleireiro Arte Viva, em Campo de Ourique. Um texto que fala da arte mágica de ser mãe, dos cabelos brancos que, neste caso, fazem parte dos ossos do ofício e da oportunidade de, no próximo Dia da Mãe, dar um presente em que o feitiço se vira contra a feiticeira.
Se já anda a pensar no que há-de oferecer à sua mãe no dia 2 de Maio, siga o nosso conselho e passe pelo Arte Viva, na Rua Azedo Gneco, 45A, em Lisboa, onde as fadas madrinhas esperam por si para o aconselhar quanto à melhor forma de surpreender a sua mãe e retribuir tudo o que ela já fez por si. Porque amor com amor se paga!
À Ana do Arte Viva, deixamos um agradecimento muito especial por ter decidido apostar no palavreado da Escrita(s) em dia como motivo decorativo para o tema da Mãe.
Se tem mãe e faz questão de a tratar bem no dia que lhe é dedicado, inclua o Arte Viva nas suas opções de presente. E se tem uma loja com uma montra, pense no assunto e talvez nos possa incluir a nós, Escrita(s) em dia, nos seus planos para o  futuro!