sexta-feira, 30 de julho de 2010

HISTÓRIAS DA VIDA REAL - UM MONTE DE IDEIAS PERDIDAS

Não é novidade para ninguém, certamente, que o actor, encenador, humorista e, acima de tudo, homem de grandes e boas ideias, António Feio morreu ontem. O Onde, o Quando e o Porquê interessam-nos pouco. Não trazemos aqui nem elogios fúnebres nem biografias póstumas que disso, hoje, está a Internet cheia. E, provavelmente, também não vimos acrescentar nada de novo.
Só que há coisas que temos mesmo de dizer, por mais que não façam diferença nenhuma a ninguém.
Na Escrita(s) em dia, temos muito respeito pelas boas ideias e não podemos deixar de lamentar o monte delas que ficamos todos a perder com esta morte antes de tempo.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

CANCELADA A LADRALTERNATIVA DE 31 DE JULHO

Entre outras coisas, estes simpáticos marcadores de livro, feitos com os materiais do costume, pobres em custo mas ricos em imaginação, eram o que a Escrita(s) em dia tinha já preparado para distribuir gratuitamente a quem visitasse a sua banca, na Ladralternativa do dia 31 de Julho.

Ninguém nunca saberá se foi a onda de calor ou qualquer outra coisa que motivou a reviravolta, mas o certo é que a feira foi cancelada devido ao número insuficiente de participantes.
Assim sendo, por agora, fechamos a caixinha das surpresas e guardamos os trunfos na manga para altura mais propícia a divulgações.

Lá tristes ficámos mas, na vida, há coisas piores que feiras canceladas e decerto outras oportunidades de encontro surgirão.

Vale-nos o facto de esta nossa “flor de ler” ser do género de folha perene e resistente às variações sazonais, o que lhe permitirá conservar o viço e a frescura até Setembro, quando chegar o tempo das Andarilhas.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

ESPECIAL DIA DOS AVÓS - EDIÇÕES SÉNIOR DAS ERVAS DE CHEIRO

Depois de um período menos produtivo, a Escrita(s) em dia estreia-se este ano no Dia dos Avós. Para o efeito, preparámos as sete histórias que neste momento compõem a colecção das Ervas de Cheiro numa Edição Sénior. O conceito é simples: a mesma história e o mesmo chá, mas tudo em tamanho XL – segundo os padrões da Escrita(s) em dia, claro está.
Páginas quatro vezes maiores, com letra mais legível e mais fáceis de manusear e doses generosas de chá porque sabemos que os avós têm mais tempo para perder com estes pequenos mimos. Tudo isto num frasco com o charme inconfundível da Escrita(s) em dia.
A história, pode escolher-se de duas maneiras: pelo título ou pelo chá. Se estiver indeciso, fale connosco. Teremos todo o prazer em enviar-lhe um pequeno menu de degustação com excertos de cada uma das histórias, para que possa decidir em consciência.
Se este ano resolveu incluir o Dia dos Avós na sua lista de datas especiais, então, estreie-se connosco. Avó ou avô, materno, paterno ou até emprestado, o que lhe podemos garantir é que, apesar de já ter visto certamente muita coisa na sua longa vida, nunca recebeu um presente assim...
Ficamos à sua espera em escritasemdia.carla@gmail.com com todas as respostas às suas perguntas.
Conte connosco para surpreender quem se calhar acha que já não tem idade para surpresas. Porque na Escrita(s) em dia, sabemos bem que as boas histórias não têm idade.
Os inevitáveis pormenores:
Frasco Edição Sénior (1 história + 1 chá)   € 7,50

CHÁ COM HISTÓRIAS - ERVAS DE CHEIRO: DE JANEIRO A JULHO

Cumprindo o prometido, a Escrita(s) em dia apresenta as mais recentes produções do seu Chá com Histórias – Ervas de Cheiro.
Aqui fica a lista actualizada das nossas edições especiais:

Chá de paciência e hortelã” c/ chá verde com hortelã-pimenta
O signo da alfazema” c/ chá de alfazema
A velha carqueja” c/ chá de carqueja
Doce morte a da urze” c/ chá de urze
No silêncio dos poejos” c/ chá de menta com poejos
Bendita Ma’cela” c/ chá de macela camomila
O príncipe das ervas” c/ chá de erva príncipe

Todas estas edições são limitadas, com livrinhos em papel de qualidade superior cosidos à mão e chá criteriosamente seleccionado para que sabor e leitura estejam em perfeita sintonia.
Uma vez esgotadas as edições especiais, as histórias só voltarão a estar disponíveis em Dezembro, depois do lançamento da décima segunda história, na versão standard do Chá com Histórias, em caixas de 12, 3 ou 1 história, com os já habituais sabores de canela e especiarias ou citrinos
Não adie mais a hora do chá. Escolha uma das nossas edições especiais e viva uma experiência irrepetível no mundo aromático das ervas de cheiro.


sexta-feira, 16 de julho de 2010

QUEM FALA DE NÓS - JULHO/2010

Falando em dar a conhecer o projecto, não podemos esquecer esse prodígio da divulgação que é a milenar instituição do "boca a boca" ou do "passa palavra". Vasculhando a Net, descobrimos mais uma referência abonatória à Escrita(s) em dia. Foi em http://www.precisalmana.blogspot.com/  e não podemos deixar de agradecer publicamente à autora pela simpática nota. E, claro, os nossos agradecimentos mantêm-se a todos aqueles que nos têm seguido e recomendado por essa blogosfera fora.
http://www.lojaosegredo.com/artistas-convidados/




DESTA VEZ, NEM SANTO ANTÓNIO NOS VALEU!

Pois é verdade. Por mais que tivéssemos tentado levar avante a promessa de oferecer histórias para enfeitar os manjericos, a deslocalização profissional e temporária de um dos membros da nossa equipa, aliada à mononucleose que afectou uma das crianças da família, imediatamente seguida de uma virose de diagnóstico impreciso noutra deitaram por terra os nossos planos e fizeram com que, no dia 10 de Junho, depois de muito termos esbracejado, esperneado, praguejado e tentado remar contra a maré, nos víssemos forçados a encarar a triste realidade de que não iríamos conseguir pôr o projecto em pé a tempo. Feitas as contas ao que tínhamos produzido e ao trabalho que havia ainda pela frente, rendemo-nos à evidência de que não haveria santo – da casa ou fora dela – que pudesse operar o milagre de transformar a abóbora que tínhamos em mãos na carruagem reluzente e deslumbrante em que gostamos de fazer desfilar as nossas criações. Pelo facto, apresentamos as nossas sinceras desculpas e a quem estava à espera das nossas histórias, confirmamos que o projecto não foi abandonado. Apenas o guardámos na gaveta para o ano que vem em que esperamos que Santo António, São Pedro e São João não se mostrem tão avaros no que toca a milagres.
Mas passada que está a crise familiar e ultrapassado também algum quebranto da criadora residente (que, confesse-se, lida mal com frustrações, fracassos e incumprimento de promessas), a Escrita(s) em dia volta a arregaçar as mangas e a deitar mãos à obra.
Este ano, decidimos aproveitar os meses de Verão para levar o nosso projecto um pouco além deste círculo restrito em que tem sido divulgado. Estudámos hipóteses, fizemos contas e contactos e, assim, de repente, podemos adiantar dois pontos altos da agenda estival:
Para começar, contactámos a Ladralternativa, uma mostra do trabalho de novos criativos que costuma realizar-se aqui bem perto de casa, para os lados de Alfama, mas que já tem passeado pelo resto da cidade e do país. Esta mostra de novas criações pretende-se, como o próprio nome indica, original e alternativa, pelo que prima por algum critério na selecção dos trabalhos e projectos que leva à exposição. Aproximámo­‑nos a medo (porque a auto-confiança também (ainda) não é dos nossos fortes!) e fizemos uma primeira abordagem. Depois de ter explorado o nosso blogue, a resposta da organização foi receptiva a entusiasta e ficou decidido que a Escrita(s) em dia faria parte do elenco da feira durante um dos dias. A próxima edição da Ladralternativa está marcada para o fim-de-semana de 31 de Julho e 1 de Agosto, no Centro Cultural Dr. Magalhães Lima, no Largo do Salvador e a Escrita(s) em dia lá estará, ao lado de muitos outros criadores com propostas que vale certamente a pena conhecer, durante todo o dia de sábado31 de Julho. Se quiser saber mais sobre o que a Ladralternativa tem para lhe oferecer, não deixe de visitar http://www.ladralternativa.blogspot.com/.
Do resultado desta primeira experiência dependerá, obviamente, a nossa presença em edições futuras.
Depois, aproveitámos a embalagem, enchemos o peito de ar e fomos perguntar às Palavras Andarilhas se, por acaso, estariam interessados em contar com o nosso modesto contributo no Festival de Narração Oral de Beja. Mais uma vez, a resposta da organização foi também positiva e estimulante. Como muitos já sabem e quem não sabe fica aqui a saber, as Palavras Andarilhas são um encontro de contadores de histórias que se realiza agora de dois em dois anos, em Beja, junto da Biblioteca Municipal. Esta é uma paixão antiga, por isso, a concretização deste sonho tem para nós um sabor muito especial. Ainda não havia Escrita(s) em dia e já nós rumávamos a Beja em Setembro, ávidos do que os andarilhos teriam para nos contar. Este ano, voltamos a ir, mas de armas e bagagens. Fazemos oficialmente parte dos andarilhos. Falta ainda acertar alguns pormenores logísticos, como o aspecto final do nosso “stand”, mas, neste momento, estamos em condições de afiançar que a Escrita(s) em dia já tem um pé nas Andarilhas. A edição deste ano acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de Setembro mas descanse que, até lá, receberá da nossa parte mais informações relativas ao evento.
Além disso, a Escrita(s) em dia tem planos para sair do ciberespaço e criar uma rede física de divulgação, com a colocação de folhetos e cartões em pontos estratégicos da cidade, lugares públicos onde as histórias não destoem do conjunto. Só que, neste caso, além de meter mãos à obra, será também necessário meter pés ao caminho. Por isso, na próxima semana, arranca a caminhada que nos levará a calcorrear as colinas, à procura de cafés, lojas e esplanadas que queiram acolher o nosso inesgotável palavreado. Começaremos perto de casa, com abordagens ao Café do Monte, Esplanada da Graça, Quiosque do Monte Agudo e Esplanada do Torel, todos eles lugares a incluir nos roteiros de fim de tarde ou fim-de-semana. Se, entre os que nos lêem, alguém tiver outras ideias ou sugestões, ficamos à espera delas no nosso endereço de email, escritasemdia.carla@gmail.com.
E pronto! Hoje, ficamos por aqui. Fica o pedido de desculpas e a notícia de que estamos de volta à boa forma. Já para a semana, actualizaremos as nossas ofertas com as novas produções do Chá com Histórias – Ervas de Cheiro que este mês terá direito a uma edição ainda mais especial que as anteriores, a pensar no Dia dos Avós.
Assim nos despedimos, desejando que a nossa história se prolongue na ascendência e que, apesar da dívida pública, da austeridade e dos maus agoiros para 2011, a queda do nosso frágil império esteja ainda muito para além do horizonte.