quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ESCRITA(S) EM DIA & (LOTS OF) FRIENDS

Em tempo de Natal e falando em amigos, há mais umas quantas coisas que gostávamos de partilhar consigo.

Por exemplo, gostávamos de começar por falar n’ O Lado Esquerdo, uma simpática editora em início de carreira que nasce em Messejana, no Alentejo profundo, pela mão de uma curiosa personagem. Natàlia Tost é catalã de nascença e quer-nos parecer que andarilha por natureza, logo, não nos surpreende o facto de a termos conhecido precisamente em Beja, durante as Palavras Andarilhas/2010.
O Lado Esquerdo Editora apresentou-se em Beja com livros de pano feitos artesanalmente a pensar nos pré-leitores – livros literalmente para todos os gostos, tamanhos e feitios – e sessões para pais e filhos com o objectivo de estimular a interacção, o desenvolvimento cognitivo e o gosto pela leitura mas não estaremos a mentir se dissermos que o melhor cartão de visita d’ O Lado Esquerdo é, precisamente, a sua criadora.


Criativa, espontânea e muito, muito divertida, a Natàlia e as histórias das suas andarilhanças não deixam ninguém indiferente.
Porque os projectos são, acima de tudo, o espelho das pessoas que os animam, mesmo que esta editora ainda mal tenha dado os primeiros passos, a Escrita(s) em dia está à vontade para sugerir que a siga com atenção daqui para a frente. É que vindas d'O Lado Esquerdo, esperamos grandes coisas, todas tão originais e irrepetíveis como a mistura de sotaques catalão e alentejano com que a sua mentora entoa a nossa pátria língua. Esteja atento às criações d’ O Lado Esquerdo em www.oladoesquerdo.org..
Para já, avançamos em primeira mão que está para sair muito em breve (mesmo a tempo do Natal!) o primeiro livro em papel. Chama-se “Contos de Natal que a avó nunca te vai contar” e, embora ainda não o tenhamos lido, deixamos aqui a nossa recomendação com o selo de garantia de uma história de amizade à primeira vista.

A seguir, nascida da nossa primeira participação na Ladralternativa, no fim de Setembro deste ano, uma inesperada parceria com a Ciranda Portuguesa, onde a bijuteria se constrói de materiais diversos, ao sabor da imaginação. Deste encontro nasceu a belíssima miniatura que aqui lhe mostramos e que, desde o primeiro momento, ascendeu ao estatuto de “mascote” da Escrita(s) em dia. Em estudo estão já peças ligeiramente diferentes e maiores que, se tudo correr bem, passarão a identificar de forma inconfundível os infusores de chá oficiais da Escrita(s) em dia. À Mafalda e ao Rafael, da Ciranda Portuguesa o nosso muito obrigado pelo tempo que têm dedicado à imagem de marca da Escrita(s) em dia.
Muitas outras ideias de bijuteria para o seu Natal com o cunho inconfundível destes criativos em www.cirandaportuguesa.blogspot.com.

Agora, uma amiga de longa data a quem ficamos a dever, entre outras coisas, a nossa primeira internacionalização. Ester Ramos, da empresa ONOMA, teve a ideia de levar artigos nossos para oferecer a clientes alemães. No entanto, entre a ideia e a sua concretização, erguia-se a barreira (neste caso intransponível!) da língua. Ora, sendo uma tradutora experiente com inúmeras provas dadas e, além disso, uma amiga da casa, a Ester arregaçou as mangas e traduziu, de uma penada, a história e o rótulo do chá. Desta parceria nasceram os primeiros exemplares de Tee mit Geschichten que levantaram voo no passado dia 20 de Novembro com destino à Alemanha.
Num gesto bem simpático que nunca é demais agradecer, a Ester ofereceu-nos a tradução pelo que, neste momento, a Escrita(s) em dia conta já com, pelo menos, um artigo para exportação.
Se, além de prendas originais para o Natal, procura também presentes falados em alemão, não deixe de considerar a nossa “Der süße Tod der Erika”.
Natais à parte, se precisar de qualquer outra coisa traduzida, para/de alemão ou qualquer outra língua, em www.onoma.pt  encontra a solução para o seu problema. E esta não é apenas uma sugestão, é uma garantia dada pela Escrita(s) em dia com dez anos de conhecimento de causa.
 
Por último mas não menos importante, a Loja Temporária O Segredo – cujas fundadoras conhecemos no Mercado Urbano de Julho do ano passado e com quem fizemos amizade – vai voltar a acolher-nos durante todo o mês de Dezembro. Na Av. António José de Almeida, nº 7F, junto ao Instituto Superior Técnico e mesmo ao lado do Centro Comercial São João de Deus, a partir da próxima segunda-feira, dia 29, estarão em exposição, além das criações da Escrita(s) em dia, os trabalhos de Ana Calçada e Teresa Martins – as anfitriãs – bem como as louças pintadas à mão da Rita Borralho, peças únicas de muitos outros criativos portugueses e os livros (de pano e em papel) d’ O Lado Esquerdo. Papel, fio, tintas, chás que contam histórias, histórias que a avó nunca nos vai contar por mais chá que lhe dêmos a beber e muita, muita criatividade são as sugestões que temos para o seu Natal, à sua espera a partir das 12:00 n’ O Segredo, uma loja pequenina onde, apesar da falta de espaço, cabe isto e muito mais... Todo o segredo revelado em www.facebook.com/pages/Loja-Temporaria-O-Segredo .




terça-feira, 23 de novembro de 2010

NOVAMENTE À ESPERA DO NATAL


É verdade. O calendário já deu uma volta inteira e cá estamos nós novamente a entrar na quadra natalícia!


Seguindo uma tradição que iniciou o ano passado, a Escrita(s) em dia volta a apresentar os seus calendários do advento, criados especialmente para os mais pequenos.

Para quem não nos acompanha assim há tanto tempo, explicamos que o nosso calendário do advento é composto por um pequeno livro que assinala em cada página quantos dias faltam para o Natal e um conjunto de vinte e cinco chocolates que vêm embrulhados no texto de cada uma das páginas do livro. Assim, a cada chocolate, corresponde mais um pedaço da história que é preciso recortar e colar na respectiva página. O ritual repete-se todos os dias até ao Natal, data em que a história estará finalmente completa.

A ideia é ir construindo um livro e, ao mesmo tempo, uma história, pouco a pouco, todos os dias até ao Natal, mas é também mais do que isso. As histórias são simples e em verso, com uma musicalidade inerente, muito fáceis de memorizar, por isso, ao ritual diário de desembrulhar um chocolate, comê-lo, recortar o texto e colá-lo na respectiva página, pode juntar a leitura diária da história desde o início – um exercício simples e divertido que vai estimular as faculdades de memorização das crianças.

O ano passado estreámo-nos com a “História de Natal com Letras”, a história que conta toda a verdade sobre como se juntaram as letras que formam a palavra NATAL e, este ano, a pensar em quem experimentou e gostava de repetir mas com uma nova história, juntámos-lhe “A Birra do Pai Natal”, a saga de um Pai Natal birrento que gosta das coisas feitas como deve ser e acaba por ter um papel inesperado numa insólita história de amor. Esta história tem o circo como pano de fundo e promete muitos momentos divertidos e até uma ou outra gargalhada com as peripécias dos nossos artistas.

Uma nota especial merece o facto de a ilustração da capa d’ “A Birra do Pai Natal” ter sido feita em computador por João Borralho, um dos nossos ilustradores residentes que conta a bonita idade de 8 anos.

Inovámos as embalagens do calendário do advento, portanto, em vez das tradicionais caixinhas, este ano, servimo-los em pacotes de papel kraft verdadeiramente caseiros, cortados, dobrados e colados por nós, como, de resto, tudo o mais na Escrita(s) em dia.

Os nossos calendários do advento custam €15 e podem ser adquiridos através de encomenda para o nosso endereço de e-mail – escritasemdia.carla@gmail.com – ou para o telefone 961555794.

Ficamos assim à espera das encomendas, comentários ou sugestões de quem quiser juntar-se a nós nesta deliciosa contagem decrescente até ao Natal.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ESCRITA(S) EM DIA & FRIENDS - PLASTIC PASSION

Para começar bem a semana, nada como recuperar a nossa recentemente inaugurada rubrica de "Escrita(s) em dia & Friends".

Na Escrita(s) em dia, Amigo é palavra que se escreve com letra grande e a prová-lo está mais esta colaboração entre a Escrita(s) em dia e um evento organizado em parte por uma velha amiga de liceu.

O PLASTIC PASSION abre portas hoje pelas 19:00 e manter-se-á no activo até ao próximo domingo, dia 28 de Novembro. Se bem conhecemos a Maria João Bernardo - uma das organizadoras -, não faltará movimento nem animação. Os produtos em exposição foram cuidadosamente seleccionados pelas duas comissárias, segundo rigorosos critérios de criatividade, sustentabilidade e ecologia. Durante o certame, estará em curso uma campanha de reutilização em que serão recolhidos materiais que os artistas possam incorporar nas suas criações, reduzindo assim o desperdício e a pegada ecológica de TODOS. No caso da Escrita(s) em dia, continuamos a pedir frascos de vidro com, pelo menos, 17 cm de altura e tampa de metal.

Se a sua vida diária o permitir, dê um pulinho à Madragoa, mais propriamente, à Rua da Esperança, nº 24 e visite o PLASTIC PASSION. A Escrita(s) em dia apresenta-se com Chá com Histórias, Chá com Histórias de Natal, Ilustrador Precisa-se e História de Natal com Letras (a reedição do Calendário do Advento do ano passado) mas nesta mostra encontrará muito mais que chá e palavreado. Além do gosto contagiante que tem pela criação e pela originalidade, a Maria João Bernardo tem provas dadas no ramo. Que o diga quem conheceu a Loja SemSim que funcionou durante muitos anos no Bairro Alto, antes de sucumbir à recessão e "às imposições da ditadura económica", nas palavras da sua mentora.

Porque do tempo de liceu, guardámos da João mais do que a memória das suas sonoras e emblemáticas gargalhadas, recomendamos vivamente que não perca este evento. Adira, participe e desfrute da iniciativa PLASTIC PASSION. A Escrita(s) em dia não vende coelho por lebre nem faz publicidade enganosa, por isso, pode acreditar sem restrições quando lhe dizemos que o seu Natal só tem a ganhar com isso! Uma informação de fonte segura, com o selo de garantia de mais de vinte anos de amizade.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

COIMBRA, ATÉ PARA O ANO! - CANCELADO O MERCADO QUEBRA-COSTAS DE 20 DE NOVEMBRO

Informamos todos os interessados que foi cancelado o Mercado Quebra-Costas do dia 20 de Novembro devido às previsões de chuva para sábado. O Mercado fica suspenso durante o período do Inverno e volta a realizar-se em Março. Fica então marcado o nosso encontro com Coimbra para o início da Primavera!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

MERCADO QUEBRA-COSTAS - 20/NOVEMBRO EM COIMBRA

É oficial e vai acontecer! A Escrita(s) em dia vai participar pela primeira vez no Mercado Quebra-Costas de Coimbra de que, sinceramente, não sabemos absolutamente mais nada a não ser que já existe há algum tempo e que aceitou a nossa candidatura.

O acontecimento é importante e merece toda a ajuda possível na divulgação, não só porque, depois de Beja, Coimbra marca a segunda etapa da nossa digressão pelo país, mas também porque, desta vez, a Escrita(s) em dia leva consigo a Rita Borralho que colaborou connosco nas Histórias da Primavera (Páscoa/2009) na pintura dos ovos de cerâmica e que, desde aí, nunca mais deixou de pintar. Entre os seus trabalhos, apresenta, além de ovos, pequenas peças em loiça e vidro. Peças únicas com o seu estilo muito próprio, como a que aqui vê.

Nós levamos "Ilustrador Precisa-se", "Histórias com Chupa-chupas" e o tradicional Chá com Histórias (as simples, as de Natal e as de Amor).

Se vai passar por Coimbra no dia 20 de Novembro ou se tem lá família, amigos ou conhecidos, ajude-os a chegar até nós, passando a palavra.

Ficamos à sua espera, Sábado, na bela cidade de Coimbra onde esperamos que não chova porque, para os artigos de papel da Escrita(s) em dia, os pingos de chuva são mais ou menos como as doze badaladas da Cinderela: marcam o desfazer do encantamento, com a única diferença de que, aqui, não há nada que se transforme em abóbora.

Se já conhece o mercado e tem sido um frequentador assíduo, pode somar esta à lista de boas razões que o levam até lá. Se nunca foi, junte-se a nós e estreie-se no Mercado Quebra-Costas! Que o São Martinho não se esqueça da sua promessa de Verão e que se mantenha no activo, pelo menos, até ao próximo sábado, é, neste momento, o nosso maior desejo.

Tudo sobre o nosso paradeiro no sábado, dia 20 de Novembro, em http://www.mercadoquebracostas.com/.

No regresso, prometemos contar-lhe como foi...

terça-feira, 9 de novembro de 2010

IDEIAS PARA TODOS - SÃO MARTINHO



A INDIFERENÇA


Primeiro levaram os comunistas,
Mas eu não me importei
Porque não era nada comigo.
Em seguida levaram alguns operários,
Mas a mim não me afectou
Porque eu não sou operário.
Depois prenderam os sindicalistas,
Mas eu não me incomodei
Porque nunca fui sindicalista.
Logo a seguir chegou a vez
De alguns padres, mas como
Nunca fui religioso, também não liguei.
Agora levaram-me a mim
E quando percebi,
Já era tarde.

                                         - Bertolt Brecht -





Passado um ano desde que o convidámos a celebrar o São Martinho ao som das sábias palavras de José Mário Branco e dada a preocupante situação de que nos dão conta as notícias que todos os dias nos chegam sobre o país e o mundo, achámos que não seria descabido usar o São Martinho como pretexto para emitir um alerta geral.
Porque as palavras são a nossa principal matéria-prima e porque a tendência é hoje cada vez maior para justificar desatenção e alheamento com falta de tempo e disponibilidade, propomos-lhe um texto que, além de curto, prescinde de subtilezas e subterfúgios e é suficientemente explícito para não deixar margem para dúvidas.
O texto, um dos mais emblemáticos poemas de Brecht, é um clássico, sobejamente conhecido e falha talvez no efeito surpresa mas é também um texto de sabor forte e que não deixará certamente indiferente nem os palatos menos sensíveis.
A nossa sugestão é que imprima o pdf que preparámos para si num papel de cor e textura à sua escolha, tantas vezes quantas as necessárias para garantir que cada um dos convidados recebe um exemplar (pelas razões óbvias, a nossa preferência recai sobre os tons outonais e claro que o papel kraft continua a ser uma escolha de eleição). Depois, é só recortar os quadrados de papel e transformar cada poema numa folha seca, dobrando-o segundo as instruções e tendo o cuidado de manter a face impressa para fora. Esta é uma dobragem bastante simples e de efeito surpreendente, portanto, faça pelo menos uma tentativa antes de desistir, uma sugestão que se aplica a tantas outras coisas na vida.
No fim, disponha as castanhas na travessa ou em pratos individuais e decore com as folhas secas. Polvilhar com erva doce acrescenta perfume e um toque de requinte à tradição. Sirva quente e espere que a mensagem surta o seu efeito.
Se São Martinho estiver do nosso lado e a conversa se proporcionar, dê um empurrãozinho à sorte e não se poupe na defesa desta causa. Entre os argumentos de peso, não se esqueça de incluir uma boa jeropiga ou água-pé. É que engolir em seco nunca foi boa política...
E aí tem mais uma dose de literatura levada à mesa pela Escrita(s) em dia. Uma ideia simples e prática para consumir sem restrições, usar e abusar... A Escrita(s) em dia agradece. E estamos em crer que Brecht também não se importará.
Se, além da erva doce, este ano quiser temperar as suas castanhas com poesia, peça-nos o ingrediente secreto em escritasemdia.carla@gmail.com. Para a dobragem, visite http://en.origami-club.com//flowers/leaf/index.html.

Despedimo-nos desejando-lhe um excelente Magusto, na companhia destas palavras e de outras que lhe apeteçam...

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ESCRITA(S) EM DIA & FRIENDS - PARTE I



Para quem não sabe, a Toca é a profissional de marketing, a relações públicas e a distribuidora/divulgadora mais produtiva da Escrita(s) em dia. Antes de ser isso, por razões várias, é um daqueles amigos que já eram amigos antes desta família ser família. Este ano, como nos demais, fez anos e achámos que tinha chegado a altura de lhe prestar o merecido tributo. Fizemo-lo com mais um dos originais presentes da Escrita(s) em dia, também ele em roxo... Porque amor com amor se paga...

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

DIA 6 DE NOVEMBRO É DIA DE RETOMAR O BOM HÁBITO DO MERCADO URBANO DO SOU

Após uma longa ausência ditada por um ano verdadeiramente atípico a todos os níveis, retomamos o bom hábito do Mercado Urbano, se bem se lembram, sempre no primeiro sábado de cada mês. Dia 6 de Novembro, voltamos a estar presentes no SOU com a habitual dose de chá, histórias, boa disposição e outros anti-depressivos de origem natural sem contra-indicações. Agora que o Natal já se insinua, venha ao SOU descobrir ideias novas e originais e saber como é que, este ano, os seus presentes podem contar uma história bem diferente...

Todas as informações em http://www.sou.pt/.