sexta-feira, 16 de julho de 2010

DESTA VEZ, NEM SANTO ANTÓNIO NOS VALEU!

Pois é verdade. Por mais que tivéssemos tentado levar avante a promessa de oferecer histórias para enfeitar os manjericos, a deslocalização profissional e temporária de um dos membros da nossa equipa, aliada à mononucleose que afectou uma das crianças da família, imediatamente seguida de uma virose de diagnóstico impreciso noutra deitaram por terra os nossos planos e fizeram com que, no dia 10 de Junho, depois de muito termos esbracejado, esperneado, praguejado e tentado remar contra a maré, nos víssemos forçados a encarar a triste realidade de que não iríamos conseguir pôr o projecto em pé a tempo. Feitas as contas ao que tínhamos produzido e ao trabalho que havia ainda pela frente, rendemo-nos à evidência de que não haveria santo – da casa ou fora dela – que pudesse operar o milagre de transformar a abóbora que tínhamos em mãos na carruagem reluzente e deslumbrante em que gostamos de fazer desfilar as nossas criações. Pelo facto, apresentamos as nossas sinceras desculpas e a quem estava à espera das nossas histórias, confirmamos que o projecto não foi abandonado. Apenas o guardámos na gaveta para o ano que vem em que esperamos que Santo António, São Pedro e São João não se mostrem tão avaros no que toca a milagres.
Mas passada que está a crise familiar e ultrapassado também algum quebranto da criadora residente (que, confesse-se, lida mal com frustrações, fracassos e incumprimento de promessas), a Escrita(s) em dia volta a arregaçar as mangas e a deitar mãos à obra.
Este ano, decidimos aproveitar os meses de Verão para levar o nosso projecto um pouco além deste círculo restrito em que tem sido divulgado. Estudámos hipóteses, fizemos contas e contactos e, assim, de repente, podemos adiantar dois pontos altos da agenda estival:
Para começar, contactámos a Ladralternativa, uma mostra do trabalho de novos criativos que costuma realizar-se aqui bem perto de casa, para os lados de Alfama, mas que já tem passeado pelo resto da cidade e do país. Esta mostra de novas criações pretende-se, como o próprio nome indica, original e alternativa, pelo que prima por algum critério na selecção dos trabalhos e projectos que leva à exposição. Aproximámo­‑nos a medo (porque a auto-confiança também (ainda) não é dos nossos fortes!) e fizemos uma primeira abordagem. Depois de ter explorado o nosso blogue, a resposta da organização foi receptiva a entusiasta e ficou decidido que a Escrita(s) em dia faria parte do elenco da feira durante um dos dias. A próxima edição da Ladralternativa está marcada para o fim-de-semana de 31 de Julho e 1 de Agosto, no Centro Cultural Dr. Magalhães Lima, no Largo do Salvador e a Escrita(s) em dia lá estará, ao lado de muitos outros criadores com propostas que vale certamente a pena conhecer, durante todo o dia de sábado31 de Julho. Se quiser saber mais sobre o que a Ladralternativa tem para lhe oferecer, não deixe de visitar http://www.ladralternativa.blogspot.com/.
Do resultado desta primeira experiência dependerá, obviamente, a nossa presença em edições futuras.
Depois, aproveitámos a embalagem, enchemos o peito de ar e fomos perguntar às Palavras Andarilhas se, por acaso, estariam interessados em contar com o nosso modesto contributo no Festival de Narração Oral de Beja. Mais uma vez, a resposta da organização foi também positiva e estimulante. Como muitos já sabem e quem não sabe fica aqui a saber, as Palavras Andarilhas são um encontro de contadores de histórias que se realiza agora de dois em dois anos, em Beja, junto da Biblioteca Municipal. Esta é uma paixão antiga, por isso, a concretização deste sonho tem para nós um sabor muito especial. Ainda não havia Escrita(s) em dia e já nós rumávamos a Beja em Setembro, ávidos do que os andarilhos teriam para nos contar. Este ano, voltamos a ir, mas de armas e bagagens. Fazemos oficialmente parte dos andarilhos. Falta ainda acertar alguns pormenores logísticos, como o aspecto final do nosso “stand”, mas, neste momento, estamos em condições de afiançar que a Escrita(s) em dia já tem um pé nas Andarilhas. A edição deste ano acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de Setembro mas descanse que, até lá, receberá da nossa parte mais informações relativas ao evento.
Além disso, a Escrita(s) em dia tem planos para sair do ciberespaço e criar uma rede física de divulgação, com a colocação de folhetos e cartões em pontos estratégicos da cidade, lugares públicos onde as histórias não destoem do conjunto. Só que, neste caso, além de meter mãos à obra, será também necessário meter pés ao caminho. Por isso, na próxima semana, arranca a caminhada que nos levará a calcorrear as colinas, à procura de cafés, lojas e esplanadas que queiram acolher o nosso inesgotável palavreado. Começaremos perto de casa, com abordagens ao Café do Monte, Esplanada da Graça, Quiosque do Monte Agudo e Esplanada do Torel, todos eles lugares a incluir nos roteiros de fim de tarde ou fim-de-semana. Se, entre os que nos lêem, alguém tiver outras ideias ou sugestões, ficamos à espera delas no nosso endereço de email, escritasemdia.carla@gmail.com.
E pronto! Hoje, ficamos por aqui. Fica o pedido de desculpas e a notícia de que estamos de volta à boa forma. Já para a semana, actualizaremos as nossas ofertas com as novas produções do Chá com Histórias – Ervas de Cheiro que este mês terá direito a uma edição ainda mais especial que as anteriores, a pensar no Dia dos Avós.
Assim nos despedimos, desejando que a nossa história se prolongue na ascendência e que, apesar da dívida pública, da austeridade e dos maus agoiros para 2011, a queda do nosso frágil império esteja ainda muito para além do horizonte.

Sem comentários:

Enviar um comentário