quinta-feira, 28 de outubro de 2010

IDEIAS PARA TODOS – ESCRITA(S) EM DIA DE BRUXAS


Tenha medo, tenha muito medo... Vem aí o Dia das Bruxas e a Escrita(s) em dia teve uma ideia horripilante para o celebrar condignamente...
Este ano, elevámos a fasquia e convidámos uma vedeta de Hollywood para participar no nosso Dia das Bruxas.

Senhoras e senhores, directamente do Hall of Fame para o anfiteatro virtual da Escrita(s) em dia, o nosso convidado especial é nem mais nem menos que Tim Burton, o grande senhor por excelência de todos os Halloweens!

Desta vez, trazemos-lhe uma ideia diferente e original para servir os chocolates que acompanham o café, se decidir organizar uma ceia das bruxas em sua casa, ou para as guloseimas a distribuir às crianças que possam vir bater-lhe à porta com um atrevido “Doçura ou travessura!”.

Frascos de doce de abóbora ou saquinhos de celofane com guloseimas

Na Escrita(s) em dia, preparámos uns frasquinhos com doce de abóbora, mas a ideia aplica-se igualmente a saquinhos de celofane com guloseimas da mais variada ordem. Depois de prontos os seus sacos, frascos ou caixinhas, só tem de imprimir as nossas Etiquetas - de preferência em cartolina cor-de-laranja -, recortá-las e usá-las para decorar os frascos ou os saquinhos de celofane. No caso dos frascos, recomendamos que fixe as etiquetas com película transparente autocolante. Nos acabamentos, como de costume, vale tudo e a imaginação tem carta branca para levantar voo (de vassoura ou não!), desde que se respeitem as cores tradicionais: o preto e o cor-de-laranja. Se procurar um pouco, verá que não é difícil encontrar papel de seda e ráfia nesses tons... Se precisar de uma ajudinha, aqui ficam as palavras mágicas: "At Home", uma loja com tanta coisa “do outro mundo” que não seria de estranhar se algumas bruxas aí se abastecessem.



Chocolates com histórias do Halloween

Se quiser ir um pouco mais além e dar-se a mais algum trabalho, sugerimos-lhe que construa as nossas edições miniatura de algumas das estórias ilustradas do livro de Tim Burton, "A morte melancólica do rapaz ostra e outras estórias", aqui numa tradução de Margarida Vale de Gato. Para tal, terá de imprimir as Capas em cartolina cor-de-laranja, tendo em atenção que a opção de impressão a escolher deverá ser a de Layout de página, seleccionando a opção Impressão de 16 páginas e assinalando a caixa Borda de página para facilitar o corte.
Quanto às capas, basta recortar cada um dos pares de capa e contracapa e dobrar ao meio. No caso do recheio, deverá imprimir cada uma das histórias escolhendo as opções assinaladas em cima e recortar cada uma das tiras na horizontal. Se tudo correr bem, no final, terá duas tiras com quatro páginas cada. Em cada uma delas, terá de a dobrar primeiro ao meio (entre as páginas 2 e 3 e 6 e 7, respectivamente), mantendo a face impressa no interior da dobragem (virada para dentro) e depois cada uma das partes novamente ao meio no sentido inverso, formando uma espécie de harmónio. Terminada a operação, é só juntar as duas tiras na ordem correcta, acertar o tamanho das páginas para encaixar na capa de cartolina e fixar usando um agrafo a meio do livro.
Escolha um pedaço de cartolina preta que, dobrado ao meio, tenha tamanho suficiente para encaixar o livro, dobre-o ao meio e faça-lhe numa das partes dois cortes na diagonal em cantos opostos de forma a poder aí fixar o pequeno livro. Lá dentro, com a ajuda de fita adesiva de face dupla ou de simples fita-cola, cole um chocolate. Para terminar, basta juntar as duas partes, fazer um furo na parte de cima e rematar com ráfia preta e laranja.

Uma vez pronto o farnel do Dia das Bruxas, é só sentar-se e esperar pelas visitas ou pelos convidados surpresa. No fim do jantar, servidos com o café, ou à porta, entregues às crianças mascaradas, garanta que não se limita a distribuir guloseimas mas que dá a uns e outros mais qualquer coisa com que alimentar uma outra espécie de gulodice.
Na versão mais simples – etiquetas - ou na mais complexa – livros miniatura -, o importante é que não se esqueça que todos os dias são bons dias para degustar palavras e leituras e... Quem sabe? Pode ser que um destes miminhos venha até a operar a Magia Negra de aliciar um dos pequenos "pedintes" para os prazeres da leitura... Nos tempos que correm, um feito de que se orgulharia qualquer bruxa que se preze!

Como de costume também, àqueles a quem falta tempo, vontade ou simplesmente vocação para os trabalhos manuais, recomendamos que vão directamente à fonte: comprem o livro, neste momento disponível em qualquer livraria numa edição da Antígona e façam questão de não deixar ir embora os "pedinchões" de guloseimas sem, pelo menos, lhes lerem em voz alta uma destas curtas e deliciosamente tétricas estórias...

Se quiser usar os nossos materiais para confeccionar alguma das receitas acima, é só pedir em escritasemdia.carla@gmail.com

O Tim Burton e a Escrita(s) em dia desejam-lhe um óptimo fim-de-semana e um excelente Halloween!!!

PS - Se alguém souber de alguma reza, mezinha caseira ou poção mágica contra o mau agoiro de chuva no fim-de-semana, agradecemos que a partilhe connosco.



Sem comentários:

Enviar um comentário