quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O NATAL, SEGUNDO A ESCRITA(S) EM DIA

No nosso Natal, entram polícias e ladrões, lobos e cordeiros, zangas e arrelias, entram os arrufos de família e a quezília das partilhas, entram as poucas esmolas que damos e as muitas que nunca nos pediram, até entram moedas de cinco escudos das antigas.
No nosso Natal, entram os meninos para quem viver é estar de castigo e as crianças que, em África, andam fugidas de casa e que lambem nos dedos o sabor a guerra à hora do almoço.
No nosso Natal, entram as árvores que cortaram na Amazónia, a crise financeira e o degelo das calotes polares, ao lado dos Pais Natais a fingir que, apesar de tudo isso e do esgotamento iminente das reservas fósseis, animam a paisagem de barbas brancas e rotundas barrigas.
No nosso Natal, entram os que nunca aqui entraram, os que morreram antes de nós termos este sonho mas que têm lugar cativo à mesa das recordações.
No nosso Natal, entram o António Feio e outros que vimos partir com pena. No nosso Natal, entra a alegria incómoda das crianças mais a pieguice dos velhos e a loucura incontida dos que, como as tias doidas, não têm idade, apenas dores nos ossos.
No nosso Natal, entram as bolas de Berlim e o sabor a praia das férias de Verão, entram as nódoas da roupa que os miúdos levam para a escola, os rolos de cotão do corredor, os ténis que desfazem a jogar à bola, as zangas das mães nos atrasos de manhã e o barulho de que se queixam os vizinhos.
No nosso Natal, entram as promessas de Ano Novo, o colesterol de uns e a vontade de outros de deixar de
fumar que fica sempre na caixa dos pendentes, junto dos projectos adiados.
No nosso Natal, entram os sonhos, as azevias e as rabanadas mais as pequenas gotas de tristeza que são as mazelas da vida e que as crianças ainda mal sabem distinguir dos cristais de açúcar.
No nosso Natal, entram todas as nossas fotografias desfocadas, os bolos queimados das donas de casa, as derrotas do Sporting e todos os pares de peúgas do mundo...
Como vê, no nosso Natal entra tanta coisa que não há razão para ficar de fora... Por isso, mesmo que ainda não tenha decidido juntar-se ao universo da Escrita(s) em dia, aceite os nossos votos de...

FELIZ NATAL

Sem comentários:

Enviar um comentário