quinta-feira, 4 de março de 2010

IDEIAS para TODOS - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Pois é, o calendário empenhou-se como de costume em dar uma volta completa com a rapidez que se lhe conhece e é já na próxima segunda-feira que se comemora o Dia Internacional da Mulher/2010.
E descanse também quem o ano passado se viu às aranhas com as dobras e vincos da nossa caixinha. Este ano, dispensámos esquemas e dobragens e o que temos para lhe sugerir é algo tão rápido, simples e económico que só não faz mesmo quem não quiser. Então, propomos que este ano presenteie as mulheres da sua vida com uma tablete de chocolate. A escolha é ampla e variada, desde o chocolate de leite ao negro, desde o mais corriqueiro comprado no supermercado ao chocolate artesanal disponível nas lojas gourmet. Deixamos a escolha ao seu critério. O que lhe oferecemos este ano é simplesmente o papel de embrulho. Basta mandar-nos um mail para escritasemdia.carla@gmail.com a pedir a história e receberá na sua caixa de correio em formato pronto-a-imprimir uma história muito curiosa que a Escrita(s) em dia ouviu contar há alguns anos numa das sessões do festival de narração das Palavras Andarilhas de Beja à excepcional e divertida contadora espanhola Ana García Castellano. Ouvimos, gostámos e guardámos para um dia. Eis que esse dia chegou. Após uma breve troca de mails com a narradora, soubemos que não existe uma versão escrita da história (que se saiba!), por isso, na Escrita(s) em dia, arregaçámos as mangas e deitámos mãos ao trabalho de tentar reproduzir por escrito a história que tínhamos ouvido. Não será uma versão totalmente fiel, a cada narrador cabe o papel de a enfeitar com as suas subtilezas, mas no essencial, a história é esta. O título demos-lhe nós e vale o que vale. Não se surpreenda se algum dia ouvir contar esta história sob outro pseudónimo e com outros floreados.
A ideia, como já dissemos, é muito simples. Basta imprimir o .pdf que receber e usá-lo para embrulhar a tablete de chocolate. Uma película de celofane por cima da folha de papel dá um efeito mais bonito, mas é perfeitamente dispensável se não a tiver à mão. O embrulho não tem ciência nenhuma. O formato tradicional das tabletes de chocolate encaixa perfeitamente na folha A4 e facilita a tarefa. Depois de aplicada a fita-cola nos lugares devidos, uma fita de embrulho, ráfia ou até uma fita em tecido, de preferência, de tom achocolatado, dão ao seu presente o toque final.
Esta é apenas uma sugestão... Se quiser ir um pouco mais longe, um frasco de perfume com o tamanho certo para ser embrulhado numa folha A4 pode ser uma opção interessante. E se, mesmo assim, tudo isto exigir uma logística que está para além das suas possibilidades de momento, pode sempre imprimir a história, dobrá-la, metê-la num envelope e usar como cartão a acompanhar o tradicional ramo de flores.
Nós damos a receita base. Cada um que a tempere a seu gosto.
Use a história que lhe propomos e a sua imaginação e verá que o gesto não cai em saco roto. Palavra de mulher.
A todas as mulheres que fazem parte do nosso mundo de histórias e às outras a quem nos unem muitas histórias (ainda) por contar, um grande e merecido dia 8 de Março.

Sem comentários:

Enviar um comentário