quarta-feira, 21 de abril de 2010

IDEIAS para TODOS - BEBER DO 25 DE ABRIL

Bem... E está aí, não tarda nada, mais uma das datas em que a Escrita(s) em dia gosta de lançar uma das suas IDEIAS paraTODOS.
E se o ano passado enfrascámos as flores de Abril (no sentido em que as metemos dentro de frascos) e lhes juntámos os poetas, este ano, decidimos não dizer mesmo nada. A fazer fé no que por aí se diz, uma imagem vale mais que cem palavras, por isso, este ano, calámo-nos bem caladinhos e o que lhe trazemos são as imagens dos murais que pelo país inteiro se pintaram durante e no rescaldo da festa dos cravos.
Independentemente de se concordar ou não com os motivos, as estratégias e os resultados da nossa revolução pacífica, a verdade é que estas imagens fazem hoje parte do nosso património histórico.
Aqui na Escrita(s) em dia, tivemos a ideia e pusemo-nos à procura. Bendita Internet porque foi através dela que encontrámos o precioso espólio do Centro de Documentação do 25 de Abril da Universidade de Coimbra (acessível online em http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=HomePage) que, além de outras pérolas da nossa memória colectiva, disponibiliza também um faustoso e bem organizado arquivo dos murais da revolução.
Encontradas as fontes, foi só fazer copy/paste, compor, imprimir e pôr a ideia em prática.
No próximo dia 25, quando se preparar para receber em casa a família ou os amigos na visita domingueira, surpreenda tudo e todos e junte aos refrescos primaveris umas palhinhas muito especiais, decoradas precisamente com as imagens que fazem parte do retrato deste país no pós-revolução.
Para lhe facilitar a vida, reunimos sete imagens entre as nossas preferidas e preparámos um documento pdf que, aí em casa  - querendo - só tem de imprimir, recortar, furar e dobrar. As palhinhas, claro, ficam por sua conta, uma vez que, por enquanto e apesar de todas as inovações tecnológicas do nosso tempo, ainda não viajam por e-mail nem por download.
(Em princípio,amanhã, o dito pdf estará já disponível aqui no nosso blogue).
Se for um dos aficcionados de Abril e quiser levar mais longe as comemorações, visite o Centro de Documentação do 25 de Abril (no endereço em cima), onde pode encontrar quase tudo o que diz respeito aos tempos da revolução: textos, documentos históricos, fotografias e até versões simplificadas dos acontecimentos para os mais pequenos. E se lá for, não deixe de explorar o arquivo de som onde poderá inclusivamente voltar a ouvir um excerto da senha da revolução, tal como foi difundida no histórico dia 25 ou a voz de Salgueiro Maia ordenando que se abra fogo sobre o quartel do Carmo. Uma verdadeira visita ao passado! Com  requintes de primeira classe porque, a juntar a tudo isto, pode encontrar também banda sonora a condizer com a data. O acervo de "cantautores" da revolução, com muitas das suas canções disponíveis para ouvir, é uma autêntica selecção de luxo. Para além dos grandes vultos, inclui nomes hoje quase esquecidos como Francisco Fanhais ou Luís Cília.
Mas, mesmo não sendo um adepto fervoroso do 25 de Abril, no próximo domingo, aproveite pelo menos o pretexto para reunir os amigos, dar dois dedos de conversa e beber uns copos (ainda que não queira usar as nossas palhinhas). É que, em tempos como os que correm, estamos em crer que o que "faz falta é" mesmo "animar a malta!".
Desejamos-lhe um óptimo domingo! 

Sem comentários:

Enviar um comentário