quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ESCRITA(S) EM DIA & (LOTS OF) FRIENDS

Em tempo de Natal e falando em amigos, há mais umas quantas coisas que gostávamos de partilhar consigo.

Por exemplo, gostávamos de começar por falar n’ O Lado Esquerdo, uma simpática editora em início de carreira que nasce em Messejana, no Alentejo profundo, pela mão de uma curiosa personagem. Natàlia Tost é catalã de nascença e quer-nos parecer que andarilha por natureza, logo, não nos surpreende o facto de a termos conhecido precisamente em Beja, durante as Palavras Andarilhas/2010.
O Lado Esquerdo Editora apresentou-se em Beja com livros de pano feitos artesanalmente a pensar nos pré-leitores – livros literalmente para todos os gostos, tamanhos e feitios – e sessões para pais e filhos com o objectivo de estimular a interacção, o desenvolvimento cognitivo e o gosto pela leitura mas não estaremos a mentir se dissermos que o melhor cartão de visita d’ O Lado Esquerdo é, precisamente, a sua criadora.


Criativa, espontânea e muito, muito divertida, a Natàlia e as histórias das suas andarilhanças não deixam ninguém indiferente.
Porque os projectos são, acima de tudo, o espelho das pessoas que os animam, mesmo que esta editora ainda mal tenha dado os primeiros passos, a Escrita(s) em dia está à vontade para sugerir que a siga com atenção daqui para a frente. É que vindas d'O Lado Esquerdo, esperamos grandes coisas, todas tão originais e irrepetíveis como a mistura de sotaques catalão e alentejano com que a sua mentora entoa a nossa pátria língua. Esteja atento às criações d’ O Lado Esquerdo em www.oladoesquerdo.org..
Para já, avançamos em primeira mão que está para sair muito em breve (mesmo a tempo do Natal!) o primeiro livro em papel. Chama-se “Contos de Natal que a avó nunca te vai contar” e, embora ainda não o tenhamos lido, deixamos aqui a nossa recomendação com o selo de garantia de uma história de amizade à primeira vista.

A seguir, nascida da nossa primeira participação na Ladralternativa, no fim de Setembro deste ano, uma inesperada parceria com a Ciranda Portuguesa, onde a bijuteria se constrói de materiais diversos, ao sabor da imaginação. Deste encontro nasceu a belíssima miniatura que aqui lhe mostramos e que, desde o primeiro momento, ascendeu ao estatuto de “mascote” da Escrita(s) em dia. Em estudo estão já peças ligeiramente diferentes e maiores que, se tudo correr bem, passarão a identificar de forma inconfundível os infusores de chá oficiais da Escrita(s) em dia. À Mafalda e ao Rafael, da Ciranda Portuguesa o nosso muito obrigado pelo tempo que têm dedicado à imagem de marca da Escrita(s) em dia.
Muitas outras ideias de bijuteria para o seu Natal com o cunho inconfundível destes criativos em www.cirandaportuguesa.blogspot.com.

Agora, uma amiga de longa data a quem ficamos a dever, entre outras coisas, a nossa primeira internacionalização. Ester Ramos, da empresa ONOMA, teve a ideia de levar artigos nossos para oferecer a clientes alemães. No entanto, entre a ideia e a sua concretização, erguia-se a barreira (neste caso intransponível!) da língua. Ora, sendo uma tradutora experiente com inúmeras provas dadas e, além disso, uma amiga da casa, a Ester arregaçou as mangas e traduziu, de uma penada, a história e o rótulo do chá. Desta parceria nasceram os primeiros exemplares de Tee mit Geschichten que levantaram voo no passado dia 20 de Novembro com destino à Alemanha.
Num gesto bem simpático que nunca é demais agradecer, a Ester ofereceu-nos a tradução pelo que, neste momento, a Escrita(s) em dia conta já com, pelo menos, um artigo para exportação.
Se, além de prendas originais para o Natal, procura também presentes falados em alemão, não deixe de considerar a nossa “Der süße Tod der Erika”.
Natais à parte, se precisar de qualquer outra coisa traduzida, para/de alemão ou qualquer outra língua, em www.onoma.pt  encontra a solução para o seu problema. E esta não é apenas uma sugestão, é uma garantia dada pela Escrita(s) em dia com dez anos de conhecimento de causa.
 
Por último mas não menos importante, a Loja Temporária O Segredo – cujas fundadoras conhecemos no Mercado Urbano de Julho do ano passado e com quem fizemos amizade – vai voltar a acolher-nos durante todo o mês de Dezembro. Na Av. António José de Almeida, nº 7F, junto ao Instituto Superior Técnico e mesmo ao lado do Centro Comercial São João de Deus, a partir da próxima segunda-feira, dia 29, estarão em exposição, além das criações da Escrita(s) em dia, os trabalhos de Ana Calçada e Teresa Martins – as anfitriãs – bem como as louças pintadas à mão da Rita Borralho, peças únicas de muitos outros criativos portugueses e os livros (de pano e em papel) d’ O Lado Esquerdo. Papel, fio, tintas, chás que contam histórias, histórias que a avó nunca nos vai contar por mais chá que lhe dêmos a beber e muita, muita criatividade são as sugestões que temos para o seu Natal, à sua espera a partir das 12:00 n’ O Segredo, uma loja pequenina onde, apesar da falta de espaço, cabe isto e muito mais... Todo o segredo revelado em www.facebook.com/pages/Loja-Temporaria-O-Segredo .




Sem comentários:

Enviar um comentário