terça-feira, 23 de novembro de 2010

NOVAMENTE À ESPERA DO NATAL


É verdade. O calendário já deu uma volta inteira e cá estamos nós novamente a entrar na quadra natalícia!


Seguindo uma tradição que iniciou o ano passado, a Escrita(s) em dia volta a apresentar os seus calendários do advento, criados especialmente para os mais pequenos.

Para quem não nos acompanha assim há tanto tempo, explicamos que o nosso calendário do advento é composto por um pequeno livro que assinala em cada página quantos dias faltam para o Natal e um conjunto de vinte e cinco chocolates que vêm embrulhados no texto de cada uma das páginas do livro. Assim, a cada chocolate, corresponde mais um pedaço da história que é preciso recortar e colar na respectiva página. O ritual repete-se todos os dias até ao Natal, data em que a história estará finalmente completa.

A ideia é ir construindo um livro e, ao mesmo tempo, uma história, pouco a pouco, todos os dias até ao Natal, mas é também mais do que isso. As histórias são simples e em verso, com uma musicalidade inerente, muito fáceis de memorizar, por isso, ao ritual diário de desembrulhar um chocolate, comê-lo, recortar o texto e colá-lo na respectiva página, pode juntar a leitura diária da história desde o início – um exercício simples e divertido que vai estimular as faculdades de memorização das crianças.

O ano passado estreámo-nos com a “História de Natal com Letras”, a história que conta toda a verdade sobre como se juntaram as letras que formam a palavra NATAL e, este ano, a pensar em quem experimentou e gostava de repetir mas com uma nova história, juntámos-lhe “A Birra do Pai Natal”, a saga de um Pai Natal birrento que gosta das coisas feitas como deve ser e acaba por ter um papel inesperado numa insólita história de amor. Esta história tem o circo como pano de fundo e promete muitos momentos divertidos e até uma ou outra gargalhada com as peripécias dos nossos artistas.

Uma nota especial merece o facto de a ilustração da capa d’ “A Birra do Pai Natal” ter sido feita em computador por João Borralho, um dos nossos ilustradores residentes que conta a bonita idade de 8 anos.

Inovámos as embalagens do calendário do advento, portanto, em vez das tradicionais caixinhas, este ano, servimo-los em pacotes de papel kraft verdadeiramente caseiros, cortados, dobrados e colados por nós, como, de resto, tudo o mais na Escrita(s) em dia.

Os nossos calendários do advento custam €15 e podem ser adquiridos através de encomenda para o nosso endereço de e-mail – escritasemdia.carla@gmail.com – ou para o telefone 961555794.

Ficamos assim à espera das encomendas, comentários ou sugestões de quem quiser juntar-se a nós nesta deliciosa contagem decrescente até ao Natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário