quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

UM NATAL PARA AGRADECER

A todos os companheiros de jornada da Escrita(s) em dia...
Com a véspera de Natal já a meio e caminhando a passos largos para a hora da consoada, um ano passado sobre o início auspicioso da Escrita(s) em dia, chegou o momento de partilhar convosco os agradecimentos a que me obrigam todos os presentes que este ano me trouxe.
Para começar e antes de mais, agradeço aquele momento em que, há pouco mais de um ano, olhando para uma saqueta de chá, me ocorreu que em vez de, na ponta do fio haver simplesmente uma etiqueta, poderia haver uma história.
Pegando no fio à meada e desfiando o novelo, agradeço ao Pedro cá de casa que acreditou na ideia e me encorajou a ir em frente e que, desde então, tem sido o revisor atento e o primeiro leitor das minhas histórias. E aos amigos que receberam o Calendário do Advento do ano passado, por terem gostado e de me terem dado a entender que valeria a pena perseguir esta ideia. Agradeço à Inês que, ouvindo a explicação entusiasmada da ideia ao telefone, me disse que eu tinha descoberto algo especial e que, depois disso, coseu muitas etiquetas em t-shirts, fez almofadas e saquinhos para as caixas da Escrita(s) em dia. Agradeço à minha mãe que, perante a confusão de papéis e ráfias de várias cores que desde há um ano, invadiu a mesa da sala cá de casa, me comentou no seu tom desconsolado: “Que trabalheira, Carla!”. Agradeço à minha irmã Marina, que me ajudou no caminho difícil que precedeu o início da Escrita(s) em dia e a quem devo, por assim dizer, o meu regresso de um mundo árido sem esperança nem ideias. Agradeço também à Rosário, à Marta, à Cristina e ao Pedro Martinez, amigos de muitos anos e apoiantes incondicionais da Escrita(s) em dia e da sua produção.
Agradeço muito especialmente ao Rui Antão, que me fez as primeiras encomendas no Natal do ano passado e ao senhor Artur Manso, colega da Toca, que, na altura do Dia dos Namorados, foi o meu primeiro cliente fora do círculo restrito dos amigos. Agradeço às minhas ex-colegas da Onoma que, apesar da minha saída, continuaram a ser minhas colegas e, em especial, à Ester, que tem sido, de longe, a minha melhor cliente.
Agradeço à Toca que fez de correio em todas as encomendas de colegas do trabalho, à Rita que pintou os ovos da Páscoa para as Histórias da Primavera, ao Rui Paixão que é, sem dúvida, o meu maior admirador e que faz questão de comentar os meus trabalhos, e até ao Alberto que, apesar de nunca ter chegado a fazer as prometidas ilustrações, se mostrou entusiasmado com o projecto.
Agradeço à Vanda do Sou que acolheu a Escrita(s) em dia em permanência no seu espaço e a todas as oportunidades que o Mercado Urbano me abriu, entre elas o ter dado a conhecer o meu trabalho às senhoras que mais tarde abriram a loja O Segredo e me convidaram a expor lá a minha produção. A elas, também, o meu agradecimento.
Agradeço a todos os que, ao longo deste ano me encomendaram caixas, caixinhas, almofadas, t-shirts e até cactos com histórias, textos e dedicatórias, agradeço todos os desafios que me lançaram, entre eles as encomendas históricas do Nuno Carvalho que deu origem ao “Passaporte para um Mundo de Histórias” e da Valentina graças a quem nasceu “O Chá das Duas”. Entretanto, agradeço à Cátia que fez com que a minha Zebra Zabera encetasse também a procura de um ilustrador. Já na recta final, agradeço à Tzi por me ter lançado o desafio de lhe inventar umas etiquetas de Natal quase de um dia para o outro. E ao Manuel Tomás, por ser talvez o elo mais antigo desta cadeia, mesmo que não seja adepto da Internet e não perceba ainda muito bem do que trata o meu blog.
Como não podia deixar de ser, agradeço a todas as personagens de todas as histórias escritas ao longo deste ano, desde a “Louca da casa amarela”, com quem inaugurei o Chá com Histórias, até ao Contador, que fechou com chave de ouro o Chá com Histórias de Natal.
Agradeço também a quem vive comigo, por ter aturado com compreensão e tolerância toda a desarrumação com que a Escrita(s) em dia se instalou cá em casa. E à D. Constança que aqui trabalha e viu o trabalho aumentado sempre com a mesma energia e a mesma boa disposição.
E, desejando um Natal cheio de histórias felizes, agradeço a todos quantos, anonimamente ou não, se entrelaçaram na pequena história da Escrita(s) em dia e que farão com certeza parte dessa nova e promissora história que começará no dia 1 de Janeiro de 2010.

Bem hajam. Que o vosso Natal seja a história que desejam e que 2010 vos traga a história que merecem.

Carla

Escrita(s) em Dia

Pense no que tem para dizer...

1 comentário:

  1. Carla, só conheci hoje este teu projeto-sonho.
    Só posso te dizer: parabéns!!!
    Tu sabes que há anos que aprecio tua escrita e fico feliz em ver que nunca paraste de expressar este teu talento.
    Desejo-te muita força e todo o sucesso do mundo.

    ResponderEliminar